Boas Férias

Novos visitantes!!!

Por informação da Google Statistics, o nosso blogue tem novos visitantes, os quais acedem com frequência às nossas postagens.

Sem dúvida, um motivo de orgulho para todos nós e para a escola.



Brasil, Estados Unidos, Canadá, Espanha, Holanda, Suíça, França, Angola, Ucrânia, Alemanha, Taiwan, Japão, Reino Unido, Porto Rico, Irlanda, Bélgica, Hong Kong, Canadá, Moçambique, Itália, Bulgária, Noruega, Finlândia, Rússia e Timor-Leste.







12/11/10

MOURA ENCANTADA

A origem do nome Mercês vem do Latim e significa dar graças a qualquer coisa.


Pois andava um caçador pela Tapada, perto de Sintra e, às tantas, viu uma linda rapariga em cima de um penedo. Ia para lhe perguntar o que é que ela estava ali a fazer quando deixou de a ver. Ainda tentou aproximar-se mas era tanto mato que não conseguiu.

Já decidido a vir-se embora olhou outra vez e a rapariga lá estava em cima daquele penedo. Pretendeu lá ir, outra vez ela sumiu de novo, o caçador ficou triste por não conseguir ir ter com aquela rapariga. De novo se pôs a caminho mas, pelo cantinho do olho, viu-a de novo na pedra. Entendeu então que já dali não sairia sem pôr as coisas a limpo.

Voltando atrás, o caçador disse em voz alta:

- Se és coisa boa, diz-me o que é que queres. Mas se fores coisa ruim ou avantesma, desaparece.

A rapariga respondeu-lhe:

- Claro que sou coisa boa. O melhor é aproximares-te mais. Olha, vem por aquele carreiro.

E ele assim fez, aproveitando o tal carreiro que ela lhe mostrou.

-Quero que saibas que sou uma moura encantada e vivo aqui nesta cova desde que os mouros viviam na Terra.

Ora se ele a desencantasse a rapariga estava disposta a fazer dele um homem muito rico, ao que ele respondeu:

-Dou graças por me dar esta oportunidade.

E nesse mesmo instante a moura tornou-se tão presente e tão real que nunca mais ficou transparente. A moura tinha que cumprir a sua promessa de deixar o caçador rico e nesse mesmo instante o caçador tornou-se um homem bilionário tudo graças á riqueza da mulher que agora tinha passado de ser uma amiga para ser a sua paixão eterna.

A rapariga apesar de não ter sentido o amor á primeira vista pelo caçador, como ele por ela, tinha começado recentemente a gostar dele!

O caçador em honra do seu amor eterno pela rapariga chamou aquele local a “ Tapada das Mercês “. E assim se viveu uma bonita história de amor de homenagem e entrega.



Contributo de Maria Inês, 6ºA

1 comentário: