Boas Férias

Novos visitantes!!!

Por informação da Google Statistics, o nosso blogue tem novos visitantes, os quais acedem com frequência às nossas postagens.

Sem dúvida, um motivo de orgulho para todos nós e para a escola.



Brasil, Estados Unidos, Canadá, Espanha, Holanda, Suíça, França, Angola, Ucrânia, Alemanha, Taiwan, Japão, Reino Unido, Porto Rico, Irlanda, Bélgica, Hong Kong, Canadá, Moçambique, Itália, Bulgária, Noruega, Finlândia, Rússia e Timor-Leste.







17/01/10

À descoberta de Peniche com Gonçalo Cadilhe

Nas últimas férias da Páscoa fui com um grupo de colegas da minha escola participar num acantonamento em Peniche.


Este acantonamento foi organizado por alguns professores de Educação Física e tinha como objectivo a observação do mar e a prática de Surf.

Para além disso como íamos estar quatro dias em Peniche aproveitaríamos para conhecer esta terra, as pessoas, os costumes,

locais importantes (monumentos).



A viagem foi feita de autocarro por uma estrada à beira-mar sempre que possível e foi muito animada. Chegámos por volta das 10:00 horas da manhã e a primeira coisa que fizemos foi instalarmo-nos na pousada de juventude onde passámos quatro noites.

Cada quarto dava para quatro pessoas. As regras eram simples: as luzes apagavam-se às 22:30 da noite e o pequeno-almoço era servido no refeitório entre as 07:30 e as 08:30.



Uma vez sabidas as regras demos inicio ao nosso programa de viagem que era o seguinte :



• De manhã íamos para a praia para aprender a surfar.

• De tarde íamos conhecer Peniche



Na primeira manhã que passamos em Peniche, fomos conhecer a praia do Molhe Leste. Estava lá um grupo de surfistas do qual nos aproximamos para fazer perguntas sobre surf. Conversamos e ficamos a saber que um dos elementos do grupo era o cronista e jornalista Gonçalo Cadilhe. Aproveitámos para lhe perguntar quais os melhores lugares para visitar e ele convidou-nos para no dia seguinte ir às Berlengas.



Como combinado, no dia seguinte, às 08:00 da manhã, estavam os dois grupos no porto de Peniche para apanhar o Ferryboat que nos levou às Berlengas.

O mar estava picado, com muita ondulação o que provocou alguns enjoos. Duas horas depois chegámos à ilha que rapidamente explorámos. O Gonçalo que já conhecia bem a ilha mostrou-nos todos os locais com mais interesse e, meia hora depois, estávamos já na praia junto dos barcos a ouvir as regras e explicações dos monitores que nos levariam a dar a volta à ilha e a fazer mergulho para observação da fauna marítima.



Do que mais gostei foi da parte do mergulho!!! Pude observar de muito perto os peixes que nunca tinha visto e também observar o fundo do mar naquela zona. Foi uma experiência que gostaria de repetir.



Às 17:00 regressamos e durante a viagem ouvimos as histórias do Gonçalo sobre as suas experiências anteriores de mergulho naquela zona.



No terceiro dia combinámos com o Gonçalo e os seus amigos às 09:30 da manhã na praia de Supertubos. O Gonçalo ensinou-nos as técnicas de surf e fez demonstração. Cada um de nós e um de cada vez tentou fazer o mesmo com o Gonçalo no mar, com a sua ajuda.

Nessa tarde o Gonçalo fez uma visita guiada ao forte de Peniche e contou-nos todos os pormenores e historias ali vividas, foi uma tarde muito proveitosa e que muito enriqueceu o nosso conhecimento.



No quarto dia pela tarde depois de almoço, fomos visitar o cabo Carvoeiro subimos ao farol e aproveitámos para tirar algumas fotografias que foi uma sugestão do Gonçalo, que muito apreciámos.



No dia seguinte, como era o último dia, todos aproveitamos para passear na zona comercial e comprar algumas lembranças para os nossos pais.

O último almoço foi num restaurante à beira mar para o qual convidamos o Gonçalo e os amigos que tantos conhecimentos nos transmitiram.

E foi assim que a nossa viagem a Peniche.
Páscoa 2010 – viagem a Peniche.


Contributo de
João Alexandre Levy Nº16 7ºA

Sem comentários:

Enviar um comentário