Boas Férias

Novos visitantes!!!

Por informação da Google Statistics, o nosso blogue tem novos visitantes, os quais acedem com frequência às nossas postagens.

Sem dúvida, um motivo de orgulho para todos nós e para a escola.



Brasil, Estados Unidos, Canadá, Espanha, Holanda, Suíça, França, Angola, Ucrânia, Alemanha, Taiwan, Japão, Reino Unido, Porto Rico, Irlanda, Bélgica, Hong Kong, Canadá, Moçambique, Itália, Bulgária, Noruega, Finlândia, Rússia e Timor-Leste.







25/03/10

Rosa, minha irmã Rosa


O livro Rosa, minha irmã Rosa de Alice Vieira retrata a vida de uma rapariga de dez anos, a Mariana e a sua irmã Rosa que está quase a nascer.



Depois do nascimento da irmã, a vida de Mariana muda, porque ela não está habituada a não ser o centro das atenções. O pior de tudo é o ciúme que Mariana tem da sua irmã.

Uma das razões que leva Mariana a não aceitar a irmã é o facto de esta ter de partilhar o seu quarto.

Os seus pais parecem só querer cuidar de Rosa, a filha mais nova e só têm olhos para ela. Ela é o Benjamin da família e todas as atenções estão centradas nela e isso ela, Mariana, não quer perder amor do resto da família: o da avó Elisa, da tia Magda, aquela que tem um dente de ouro, da tia Emília e da prima Isaura.


Mas há algo que a Mariana não está disposta a dividir com ninguém, principalmente com aquela “intrusa”: a recordação da sua querida avó Lídia e a amizade da Rita.


Este livro é um livro cheio de emoções que prende a nossa atenção e que se torna fácil de ler, porque tem uma linguagem muito parecida com a linguagem oral e com muita fantasia.

Apaixonamo-nos pelas histórias da avó Lídia, os sonhos da Mariana, a história do peixe Zarolho.

Não é difícil entender e até reconhecer os diferentes sentimentos e reacções da Mariana, um enorme ciúme que se vai transformar num sentido amor e dedicação quando a Rosa apanha uma pneumonia e tem de ficar no hospital. E o que irá acontecer? Os ciúmes continuarão?

Contributo de Patrícia Pereira 7ºA Nº23

Sem comentários:

Enviar um comentário