Um Auto sempre actual!
Apesar de ter sido escrito há já vários anos, o facto é que o Auto da Barca do Inferno continua actual. Apesar de ser negativo, visto que significa que a sociedade ainda não entendeu que está a falhar, não deixa de ser surpreendente.
A crítica feita há tantos anos mantém-se, os erros não melhoraram, nós não evoluímos! Como será isso possível? Será que a sociedade não consegue entender que está a falhar em grande escala? Não! Ou talvez sim, mas eu prefiro acreditar que nós ainda não entendemos que estamos a falhar, porque, caso contrário, significa que ainda somos mais ignorantes, sabemos, admitimos, mas não resolvemos!
Gil Vicente alertou a burguesia para as suas trafulhices e furtos, mas actualmente ainda estamos piores. Também fez referência à religião e aos falsos preceitos religiosos e hoje ainda se faz pior: padres pedófilos! Também a nobreza foi chamada à atenção, mas as “classes altas” de hoje continuam iguais, com abuso de poder e desrespeito para com “as classes” mais baixas. Basicamente, isto revolta-me, Gil Vicente fez-nos “um diagnóstico” há anos, mas nós preferimos continuar “doentes”…
Contributo de Beatriz Paiva, 9ºD
Excelente texto.
ResponderEliminarGrande Beatriz!
Parabéns,
Prof. João Caravaca