Boas Férias

Novos visitantes!!!

Por informação da Google Statistics, o nosso blogue tem novos visitantes, os quais acedem com frequência às nossas postagens.

Sem dúvida, um motivo de orgulho para todos nós e para a escola.



Brasil, Estados Unidos, Canadá, Espanha, Holanda, Suíça, França, Angola, Ucrânia, Alemanha, Taiwan, Japão, Reino Unido, Porto Rico, Irlanda, Bélgica, Hong Kong, Canadá, Moçambique, Itália, Bulgária, Noruega, Finlândia, Rússia e Timor-Leste.







01/02/10

As Aventuras do Menino Nicolau

Obra – “As Aventuras do Menino Nicolau”

Autor – Sempé e Goscinny

Editora – Teorema

Sinopse – “Fui às compras com o Papá”

“Depois do jantar o papá fez as contas com a Mamã.

- Pergunto a mim mesmo para onde vai o dinheiro que te dou – disse o Papá.

- Ah! Gosto imenso quando dizes isso – disse a Mamã que não estava com ar para brincadeiras; e depois explicou ao papá que ele não sabia o que custava a alimentação e que se fosse às compras compreenderia e que não devia discutir à frente do miúdo.

O Papá disse que tudo aquilo era disparates, que fosse ele a ir as compras fariam economias e comeríamos melhor, e que o miúdo tinha mas era que se ir deitar.

- Pois bem, já que assim é, vais tu às compras, já que és tão espertinho - disse a Mamã.

- Com certeza - respondeu o Papá. – Amanhã é Domingo e eu vou ao mercado. Verás como não me deixo enganar.

- Boa – disse eu - também posso ir? E mandaram-me deitar.

De manhã perguntei ao Papá se o podia acompanhar e o Papá disse que sim, que hoje, quem fazia as compras eram os homens. Eu fiquei muito contente porque gosto muito de sair com o meu Papá e o mercado e muito engraçado. Há muita gente a gritar por todo mo lado e como se fosse um recreio muito grande a cheirar bem. O Papá disse me para levar o saco das compras e mama despediu se de nos rir.

- Podes rir, mas rirás menos quando voltarmos com coisa boas e a preços acessíveis. E que nós, os homens, não nos deixamos levar não é verdade, Nicolau?

- Claro - disse eu.

A Mamã continuou a rir e disse que ia aquecer água para cozer as lagostas que íamos trazer e nós fomos buscar o carro à garagem.

No carro eu perguntei ao Papá se era verdade que nós íamos trazer lagostas.

- E porque não? - disse o Papá.

Tivemos azar para encontrar um lugar para estacionar. Havia montes de gente que ia ao mercado. Felizmente o Papá viu um lugar livre – tem olho o meu Papá – e estacionou.

-Bem, vamos provar à tua mãe como é fácil fazer compras, e vamos ensinar-lhe a fazer economias. Não é verdade, meu rapazinho? – disse o Papá.

E depois o Papá aproxima-se de uma vendedora que estava a vender montes de legumes, olhou e disse que os tomates não estavam caros.

- Dê – me um quilo de tomates – pediu o Papá. A vendedora pôs cinco tomates no saco das compras e disse:

- Além disto, que mais deseja?

O Papá olhou para o saco e, depois, disse:

- Mas como é? Um quilo são só cinco tomates? “



Palavras-chave – Pai, mãe, avó, amigos e Nicolau.
 
Contributo de Mafalda Gil, 5ºE

1 comentário: