Boas Férias

Novos visitantes!!!

Por informação da Google Statistics, o nosso blogue tem novos visitantes, os quais acedem com frequência às nossas postagens.

Sem dúvida, um motivo de orgulho para todos nós e para a escola.



Brasil, Estados Unidos, Canadá, Espanha, Holanda, Suíça, França, Angola, Ucrânia, Alemanha, Taiwan, Japão, Reino Unido, Porto Rico, Irlanda, Bélgica, Hong Kong, Canadá, Moçambique, Itália, Bulgária, Noruega, Finlândia, Rússia e Timor-Leste.







11/09/09

Plano de Contigência para a Gripe A





O que é gripe A?


Trata-se de uma doença respiratória aguda, causada pelo vírus da gripe de tipo A. A taxa de mortalidade é, até à data, baixa e a doença demora entre 7 e 10 dias a desaparecer. Actualmente, há três subtipos: H1N1, H1N2 e H3N2. O surto, que surgiu em Abril de 2009 no México e nos Estados Unidos e se tem disseminado pelo Mundo, é causado por uma variante do H1N1.

Como se transmite?

Pode ser transmitido entre humanos. Contém genes das variantes humana, aviária e suína do vírus da gripe. Entre humanos, a gripe A transmite-se como a gripe sazonal, através da tosse e espirros. O contágio pode também ocorrer ao tocar em objectos contaminados com o vírus e levar as mãos à boca ou nariz. Não se transmite pelo consumo de carne de porco ou seus derivados (por exemplo, chouriço). As elevadas temperaturas de cozedura eliminam o vírus.

Quais os sintomas?

São semelhantes aos da gripe sazonal, ou seja, febre, dores no corpo e de cabeça, dificuldades respiratórias, como tosse, espirros e nariz a pingar. Por vezes, causa perda de apetite, náuseas, vómitos e diarreia.

Quais as medidas nas escolas?

Nos primeiros dias do regresso às aulas, as escolas organizam, para pais, alunos e profissionais, sessões de esclarecimento sobre as manifestações da doença, formas de transmissão e medidas para evitar o contágio.

Os alunos e profissionais com febre superior a 38ºC e sintomas gripais são encaminhados para salas de isolamento, até que alguém as venha buscar.

As medidas gerais de higiene, pessoais e do ambiente escolar são muito importantes para evitar a propagação da doença. Os professores devem ensinar os alunos a lavar frequemente as mãos, a cobrir a boca com lenço de papel quando tossem ou espirram, a evitar beijos, abraços e apertos de mão e a mexer nos olhos, nariz ou boca, se as mãos não estiverem lavadas.

A escola deve facilitar o acesso a lenços de papel e disponibilizar sabão líquido e toalhetes de papel nas casas de banho para secar as mãos. É preciso soluções de base alcoólica nos locais onde não seja possível lavar as mãos. As superfícies em contacto frequente com mãos (por exemplo, puxadores, mesas, teclados e ratos de computadores) devem ser limpos regularmente com detergente habitual, já que o vírus pode permanecer activo várias horas em objectos contaminados. Os locais fechados como salas de aula, corredores e casas de banho devem ser arejados quando possível.

Os cuidados de higiene devem ser redobrados nas creches, jardins-de-infância e no início do ensino básico, já que é mais difícil controlar as boas práticas de higiene das crianças. Os brinquedos e objectos que as crianças levam à boca devem ser limpos com maior regularidade com detergente, sendo passados por água, para evitar a ingestão de substâncias tóxicas.

Haverá linhas telefónicas para articular as Administrações Regionais de Saúde e as Direcções Regionais de Educação e colocar os directores em contacto com médicos de saúde pública, para esclarecer eventuais dúvidas.

A todos, pede-se uma atitude vigilante e responsável. Perante uma criança com febre ou sintomas gripais, os pais devem ligar para a linha Saúde 24 ( 808 24 24 24). Não deve ir à escola e evitar locais públicos até que o médico esclareça sobre o seu estado de saúde. Para sair de casa, deverá usar uma máscara descartável.

O encerramento da escola apenas se colocará perante um risco real de propagação da doença, após diagnóstico confirmado em funcionários e alunos. Esta decisão cabe aos serviços de saúde locais.

No final de Setembro, será feito um balanço para saber se mais medidas são necessárias.

O que fazer se suspeitar que contraiu o vírus da gripe A?

Antes de se dirigir a um serviço de saúde, ligue de imediato para a Linha Saúde 24 (808 24 24 24) e siga as instruções. Esta encaminha o utente para os serviços adequados, de modo a salvaguardar a sua saúde e evitar o risco de contágio da infecção.

Como funcionam os serviços de atendimento à gripe?

São a nova arma do Ministério da Saúde no combate contra a gripe A, para receberem os pacientes referenciados pela Linha Saúde 24 – 808 24 24 24.

1 comentário:

  1. Devemos estar atentos mas sem alarmismos, o vírus não se compadece com histerias sociais.

    ResponderEliminar